InicioCulturaPercussionista Lito Graças aconselha jovens cantores a primarem pela formação

Percussionista Lito Graças aconselha jovens cantores a primarem pela formação

Os cantores angolanos da nova geração foram hoje, domingo, em Luanda, exortados, pelo instrumentista Lito Graça, a informarem-se e a apostarem na formação sobre os instrumentos musicais, com o intuito de observarem a arte com cunho científico.

jovens aconselhados a apostarem no uso dos instrumentos de percussão (Foto: Lino Guimarães)
jovens aconselhados a apostarem no uso dos instrumentos de percussão (Foto: Lino Guimarães)

O também percussionista, que falava à Angop sobre a importância dos instrumentos tradicionais para música, lamentou o facto de a nova geração não dar a verdadeira importância a esses factores da música, e nem sequer  olharem para ela com base científica.

Daí, disse, a importância de prestarem maior atenção a escola, disciplina, e método, procurar cultivar e informarem, para puderem usar e conhecer outros instrumentos de diferentes regiões e países.

“A juventude está um pouco deturpada com relação aos estilos musicais, não sabe identificar devidamente os estilos, cada estilo tem um toque específico”, considerou, acrescentando que o que  determina o estilo é o instrumento, seguido do baixo.

A título de exemplo, o instrumentista manifestou a sua satisfação eplo facto de a música angolana contar com o uso da marimba e ungo, instrumentos monocórdicos que fazem duas notas, como de percussão.

Apesar disso, reconheceu existirem no país, embora poucos, músicos que entendam e conhecem a história dos mesma e realizam rodas de semba, animadas apenas com percussão.

A fonte criticou o facto de a maioria das escolas de música que existem não ensinarem o uso de instrumentos como o ungo e a dicansa.

Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais.

Um instrumento musical é um objecto  construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.