- Publicidade-
InicioAngolaHoje é Dia Internacional de Luta Contra Droga

Hoje é Dia Internacional de Luta Contra Droga

O Mundo comemora hoje, 26 de Junho, o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

Hoje é Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas (Foto: Angop)
Hoje é Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas (Foto: Angop)

Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data com visa ajudar e sensibilizar as pessoas a tomarem consciência dos efeitos nocivos do consumo destes produtos.

Actualmente grande parte da juventude encontra-se ameaçada pelo uso indevido e tráfico ilícito de drogas, causada pelo engano daqueles que, sem importar o dano que causa às pessoas, se enriquecem à custa das vidas de terceiros.

Contudo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reconhece que o abuso e tráfico de drogas constituem um importante obstáculo ao desenvolvimento humano.

Por esse motivo, o secretário-geral da ONU exorta os estados a tornarem-se partes na Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional.

Apela também aos estados para que, como partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, honrem os seus compromissos de reforçar a integridade e reduzir a corrupção que favorece o tráfico de drogas.

No mundo, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 200 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas, representando 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.

Estes números, por si só, segundo a OMS, são suficientemente alarmantes, mas os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos e causam danos incalculáveis à sociedade, em termos de saúde, sociais e económicos, inclusive na propagação do VIH/Sida.

Angola tem vindo a regista um aumento crescente de tráfico e consumo de drogas, segundo fontes da Direcção Nacional de Investigação Criminal e da Comissão Interministerial de Luta anti-Drogas (CILAD).  (portalangop.co.ao)

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.