InicioAngolaPresidente da Lituânia compara Putin com Hitler e Stalin

Presidente da Lituânia compara Putin com Hitler e Stalin

(Foto: RIA Novosti)
(Foto: RIA Novosti)

A presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite comparou o presidente da Rússia Vladimir Putin na entrevista à revista alemã Focus simultaneamente com Adolf Hitler e Josef Stalin.

“Putin utiliza a questão nacional a fim de atravessar territórios alheios. Foi precisamente assim que procederam Hitler e Stalin. Semelhantes analogias são perfeitamente adequadas (citação da agência Reuters)”, declarou a presidente da Lituânia.

De acordo com Grybauskaite, a Rússia quer conservar a sua influência no território da antiga União Soviética, incluindo os Países Bálticos. A presidente lituana revelou que Moscovo tinha feito uma tentativa de persuadir a Lituânia a sair da OTAN em troca do fornecimento de hidrocarbonetos baratos. Grybauskaite afirma que propostas análogas foram feitas aos seus colegas da Letónia e da Estónia.

A presidente lituana avaliou as acções das autoridades russas como agressivas, mencionando como exemplo as recentes manobras do exército russo na região de Kaliningrado. Manifestou, ao mesmo tempo, a convicção de que é pouco provável que Moscovo se atreva a invadir a região báltica pois ela faz parte da OTAN. Todavia Grybauskaite está convencida de que a Aliança do Atlântico Norte deve concentrar mais forças nesta região.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia não comentou, por enquanto, esta declaração de Grybauskaite. (ruvr.ru)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.