InicioEconomiaNovo aeroporto de Luanda vai custar 2800 milhões de euros

Novo aeroporto de Luanda vai custar 2800 milhões de euros

ZEDUO novo aeroporto internacional de Luanda, considerada a maior obra pública em Angola, vai custar mais de 2800 milhões de euros, segundo o contrato entre Governo angolano e um fundo chinês (China International Fund Limited) já publicado em Diário da República.

O despacho, assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, “autoriza” também o “ministro das Finanças a mobilizar” mais de 1560 milhões de dólares (1100 milhões de euros) da Reserva Financeira Estratégica Petrolífera para Infra-Estruturas de Base “para execução financeira do contrato em 2014”.

A construção do novo aeroporto de Luanda arrancou em 2004, mas continua a ser desconhecida a data de conclusão, sucessivamente prorrogada e com paragens nas obras. O projecto deveria ser financiado por fundos chineses englobados na linha de crédito aberta por Pequim para permitir a reconstrução de Angola, depois de terminado um período de três décadas de guerra civil.

O China International Fund Limited, entidade que financia o projecto, mantém no seu sítio oficial na Internet esse desígnio, afirmando que tem em mãos a construção do “maior aeroporto em África”, referindo-se ao que estava previsto para a comuna do Bom Jesus, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, já na província do Bengo.

Adianta o China International Fund Limited, com sede em Hong Kong, que o projecto contempla um terminal com 160 mil metros quadrados, com capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros/ano e ainda um terminal de mercadorias de 6200 metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas por ano

O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380 (que tem dois andares).

A pista norte do aeroporto terá 4200 metros de comprimento, enquanto a sul, 3800 metros de comprimento, cada uma delas com 60 metros de largura. (publico.pt)
 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.