Malanje – O Ministério da Construção procede brevemente ao lançamento da construção das estradas planificadas para este ano na província de Malanje, anunciou o governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”.

As obras prolongar-se-ão até 2017 e terão como palco a totalidade dos 14 municípios.
A província apenas tem duas estradas asfaltadas (Malanje-Kiwaba-Nzoje e Malanje-Massango), cujos contratos estão em vigor e têm continuidade este ano.
“Os outros (contratos) vão ter início agora, para termos toda a malha de estradas que liga à capital provincial asfaltada”, atestou o governador.
Segundo ainda Norberto dos Santos, a reabilitação das vias de comunicação na província “é um problema que aflige a governação de Malanje”.
O governante anunciou também que o próprio governo provincial, dentro das suas atribuições, vai atacar três troços de estradas terciárias.
Em relação ao comboio, disse que a sua chegada à província, apesar de ser irregular, traz muitos benefícios, por ser um meio de transporte barato que movimenta enormes quantidades de mercadorias e passageiros.
“Acho que a população, por enquanto, não utiliza muito o comboio, devido ao tempo que leva a chegar cá, cerca de sete a oito horas”, sublinhou.
“Acredito – com os programas que o Ministério dos Transportes tem para melhorar a circulação dos comboios por menos tempo e aumentar as suas frequências – que as populações venham recorrer mais a esse meio de transporte”, prognosticou o governante.
Quanto ao sector provincial dos transportes no geral, Norberto Fernandes dos Santos enfatizou: “Malanje está bem situada, tem estradas, caminho-de-ferro e aeroporto. Uma província com estas três componentes, tem tudo para se desenvolver”. (portalangop.co.ao)