InicioDesportoComemora-se hoje o Dia Internacional do Olimpismo

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Olimpismo

Assinala-se hoje, 23 de Junho, o Dia Internacional do Olimpismo, instituído em homenagem à criação (23 de Junho de 1894) do Comité Olímpico Internacional, pelo barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês.

Dia Internacional do Olimpismo (Foto: Pedro Parente)
Dia Internacional do Olimpismo (Foto: Pedro Parente)

Os jogos olímpicos foram inventados pelos gregos, por volta dos anos 776 que antecederam a era cristã. Como faziam reverência aos deuses da Grécia, o imperador Teodósio I, que era cristão, não os aceitava, pois negava aos princípios judaico-cristãos.

Nesta ordem de ideias, a partir do ano de 393 d.c., os jogos deixaram de ser praticados.

Por sua vez, o barão Pierre de Coubertin, durante um congresso mundial de educação, propôs que de quatro em quatro anos,  um grupo de atletas do mundo se reunisse para concorrer em algumas modalidades desportivas, com o objectivo de promover uma disputa saudável entre os mesmos.

Além disso, Coubertin acreditava que os jogos olímpicos levaram os gregos à uma posição privilegiada, tentando fazer com que o mundo tivesse a mesma oportunidade.

Dessa forma, foram criados os Jogos Olímpicos, que aconteceram dois anos mais tarde, em Atenas.

As modalidades desportivas principais eram: Natação, Atletismo e Ginástica, onde os três primeiros colocados eram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, tradição que é mantida até hoje.

O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática desportiva.

O objectivo do Olimpismo é colocar o desporto ao serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.

Baseado nesses ideais surgiu o Movimento Olímpico, fundamentado na solidariedade para o desenvolvimento do mundo e na igualdade na ordem económica, social e cultural.

Um dos seus principais objectivos é oferecer aos jovens de todo o mundo a possibilidade de alcançar o alto nível desportivo, sem qualquer tipo de discriminação.

O Comité Olímpico Angolano (COA) foi criado em 1979 e já no ano seguinte o país participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscovo. É membro da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.

O COA é membro do Comité Olímpico Internacional e como Comité Olímpico Nacional organiza eventos de carácter olímpico em Angola, bem como fiscaliza e organiza modalidades que representam o país em jogos olímpicos. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.