InicioAngolaRealojadas mais de 170 famílias refugiadas

Realojadas mais de 170 famílias refugiadas

Lubango – Cento e 77 famílias regressadas da Namíbia, Zâmbia e Congo Democrático foram, nos últimos 16 meses, realojadas nas suas áreas de origem, pela direcção provincial da Assistência e Reinserção Social da Huíla (MINARS), no âmbito do programa de Reintegração de antigos refugiados.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

Esclareceu que 94 famílias foram reassentadas no município do Lubango, 21 na Matala, 15 no Chipindo, 11 na Jamba, dez em Caconda e igual número em Caluquembe, oito no Kuvango, três no Quipungo, duas em Chicomba e uma na Humpata.

Adiantou que 30, das 177, foram reassentadas nos últimos quatro meses do corrente ano.

Amélia Casimiro informou que as famílias regressadas receberam parcelas de dois mil metros quadrados para auto-construção e para prática agrícola, assim como roupa de cama, utensílios domésticos, charruas e gado de tracção.

De acordo com Amélia Casimiro, algumas famílias já construíram as suas residências e estão a produzir.

Referiu que, as administrações municipais também têm estado a apoiar as famílias angolanas regressadas da Namíbia, Zâmbia e Congo Democrático, com formações e integração das crianças nas escolas públicas.

Segundo ela, a intenção é incentivar outras 15 mil famílias que ainda se encontram na Zâmbia, Zimbabwe, Congo Democrático e África do Sul, cujo processo está ser desenvolvido com as embaixadas angolanas nesses países.

Em 2012, 143 famílias vindas destes países foram reassentadas nas suas áreas de origens. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.