InicioAngolaDiplomacia: Obama diz que confiança no Governo do Iraque foi "quebrada"

Diplomacia: Obama diz que confiança no Governo do Iraque foi “quebrada”

O Presidente norte-americano, Barack Obama, garantiu sexta-feira que a confiança do seu Governo depositou no Executivo iraquiano foi “quebrada” e advertiu que não irá continuar a apoiar militarmente Bagdade se a liderança do país não incluir sunitas e kurdos.

(Foto: Lusa)
(Foto: Lusa)

“Demos ao Iraque a oportunidade de ter uma democracia inclusiva, de unir as linhas sectárias do país e proporcionar um futuro melhor aos seus filhos. E, desgraçadamente, o que temos visto é que a confiança foi quebrada”, disse Obama numa entrevista à televisão CNN.

Para Obama “parte da tarefa agora é ver se os líderes iraquianos estão preparados para superar as suas motivações sectárias, unir-se e negociar. Se não podem, não vai haver solução militar para este problema. Nenhuma ação militar dos Estados Unidos vai poder manter o país unido”, acrescentou.

O Presidente recusou assessoria militar no caso das estruturas iraquianas não serem inclusivas às várias etnias do país, mas disse garantiu que será enviado um contingente norte-americano que fará uma avaliação da capacidade do exército local, nomeadamente da sua capacidade de resposta ao avanço jihadista dos rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). (noticiasaominuto.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.