InicioEconomiaVoo inaugural do Plano Nacional de Geologia inicia hoje no Cuando Cubango...

Voo inaugural do Plano Nacional de Geologia inicia hoje no Cuando Cubango

O voo inaugural de levantamento aéreo-geofísico na província do Cuando Cubango acontece hoje nesta localidade, no âmbito do Plano Nacional de Geologia (Planageo), indica uma nota do Ministério da Geologia e Minas.

Voo inaugural para exploração mineira do Ministério da Geologia e Minas (Foto: Mota Ambrósio J.A)
Voo inaugural para exploração mineira do Ministério da Geologia e Minas (Foto: Mota Ambrósio J.A)

O voo está a cargo da empresa Costa Negócios, uma das três prestadoras de serviço ao Planageo, que efectuará o levantamento aéreo-geofísico da Área 2,  que compreende as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

O acto, a ser presidido pelo Ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiróz, será marcado por uma cerimónia de dimensão política que contará com a presença de membros do Executivo, governadores das províncias do Namibe e da Huíla, bem como representantes do Corpo Diplomático.

Quinta-feira última o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz,  participou da cerimónia de apresentação das ferramentas do Instituto Geológico de Angola, para o suporte do Planageo, onde serão armazenados os dados produzidos pelo Planageo.

O  ministro disse que, neste momento, estão criadas as bases de dados para a recolha de toda informação geológica, no âmbito deste grande programa.

Importa referir que a implementação deste programa levou a divisão do país em três áreas – a noroeste que será da   responsabilidade da empresa Citic, a nordeste a cargo da Impulso e a sudeste da empresa Costa Negócio. A estas vai  juntar-se a Satec, que vai fazer o trabalho de consolidação.

O Planageo é um programa do Executivo que vai conduzir ao conhecimento geocientifico do país, destacando os recursos naturais e minerais existentes, o potencial aquífero do país, sobretudo nas zonas desérticas, ao mesmo tempo que será possível  fazer a programação do crescimento urbano nacional.

Com este conhecimento será possível fazer, durante as próximas décadas, a programação da exploração dos recursos,  informação a ser utilizada para captar investimentos, fazer a exploração racional e sustentável dos minerais e puder  contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

O Planageo é uma iniciativa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que, no momento em que se começou a trabalhar na formulação do Código Mineiro, referiu que não bastava existir um quadro regulador da actividade mineira sem que houvesse o conhecimento da realidade geológica mineira de Angola

Com a duração de cinco anos (2013/ 2017), o Plano Nacional de Geologia  é um investimento do Estado angolano avaliado em cerca de 40 biliões e 500 milhões de Kwanzas. (portalangop.co,ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.