InicioAngolaIrão: Obama não tem vontade de combater terrorismo no Iraque

Irão: Obama não tem vontade de combater terrorismo no Iraque

(Foto de AFP)
(Foto de AFP)

Um funcionário iraniano do alto escalão afirmou que o presidente americano, Barack Obama, não tem vontade de combater o terrorismo, informou nesta sexta-feira a televisão pública.

“As recentes declarações de Obama demonstram que a Casa Branca não tem uma séria vontade de combater o terrorismo no Iraque e na região”, declarou Hossein Amir Abdollahian, vice-ministro das Relações Exteriores do Irão.

“O erro estratégico dos Estados Unidos na Síria foi não distinguir entre terroristas e grupos políticos (de oposição), o que reforçou o terrorismo”, acrescentou.

Obama disse na quinta-feira que o Irão pode ter um papel construtivo, mas que se só intervir militarmente em nome dos xiitas “a situação provavelmente irá piorar”.

O presidente está disposto a enviar 300 conselheiros militares ao Iraque para “treinar, assistir e apoiar” as forças iraquianas frente aos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) e realizar ataques aéreos. Ao mesmo tempo pediu um governo de unidade nacional no Iraque.

O Irão, um país de maioria xiita, como o Iraque, deu seu apoio ao primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki, acusado por seus opositores de ter discriminado os sunitas e de ser, em parte, responsável pela revolta sunita liderada pelo EIIL. (afp.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.