InicioAngolaOCI: Países islâmicos prometem combater sectarismo e exclusão

OCI: Países islâmicos prometem combater sectarismo e exclusão

Os países da Organização da Cooperação Islâmica (OCI) manifestaram hoje a vontade comum de “combater as políticas confessionais e a exclusão”, no final de uma reunião ministerial em Jeddah, na Arábia Saudita.

(Foto: Reuters)
(Foto: Reuters)

Num comunicado, a organização afirma que os seus membros estão “unidos no combate a políticas sectárias, confessionais e de exclusão que levaram a problemas em alguns países e ameaçam a sua segurança e estabilidade”.

O texto não faz qualquer referência à situação no Iraque, palco de uma ofensiva extremista que a Arábia Saudita atribuiu a uma política discriminatória dos sunitas do governo liderado por xiitas.

Mas, na conferência de imprensa que deu no final da reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, príncipe Saud al-Faisal, recuperou as suas críticas ao primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.

Saud acusou Maliki de ter “avivado” a crise no Iraque favorecendo o aparecimento de “milícias terroristas de uma confissão ou outra”.

O comunicado da OCI, constituída por 57 países que totalizam 1,5 mil milhões de muçulmanos, condena “o terrorismo sob todas as suas formas” e critica a incapacidade da comunidade internacional para encontrar uma solução para o conflito na Síria. (noticiasaominuto.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.