
O portal alemão Der Spiegel online divulgou mais documentos recebidos do ex-técnico da NSA Edward Snowden.
Ao todo, na rede mundial foram postados 53 arquivos de um “dossiê alemão”. O termo tem sido usado pela mídia local para denominar fatos e informações relativos à espionagem electrónica praticada na Alemanha.
Entre os documentos figura uma lista de localidades em que se encontram os “postos informativos” da NSA no território alemão. Foram igualmente divulgadas informações sobre a colaboração dos EUA com os serviços secretos da Alemanha. Um dos arquivos refere que os serviços secretos americanos não se limitaram à troca de dados, tendo ainda aberto “cursos de instrução para seus colegas”. Além disso, o Serviço de Inteligência da Alemanha até usou o suporte lógico XKeyscore, que permite acompanhar a actividade de utilizadores da Internet.
O semanário Der Spiegel, no seu último número de domingo, indica que a NSA “se manifesta mais activa sobretudo na Alemanha”. No seu parecer, o governo devia ter tido conhecimento das actividades desenvolvidas pelos serviços secretos no território da Alemanha, sendo isso “algo difícil de imaginar”. (ruvr.ru)