InicioAngolaRegiõesHuíla: Munícipes chamados a conservar bens públicos

Huíla: Munícipes chamados a conservar bens públicos

Lubango-Cidade do Lubango (ANGOP)
Lubango-Cidade do Lubango (ANGOP)

Em declarações à Angop, nesta cidade, o porta-voz da Associação Nacional dos Enfermeiros (ANEA), Rufino Kulamba, que falava no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, que hoje se assinala, disse que esta comissão terá a missão de fiscalizar os profissionais de saúde no hospital central “Agostinho Neto” e Maternidade “Irene Neto”.

Disse que o objectivo é ajudar a criar um ambiente salutar na actividade profissional de enfermagem.

Rufino Kulamba enfatizou que a pretensão é que cada profissional de saúde possa manter uma boa relação com o doente, assim como observar maior cuidado possível durante a sua actividade laboral.

Frisou que esta comissão irá facilitar as denúncias de enfermeiros que violem os princípios da ética da profissão, expulsões dos infractores e a cassação da carteira profissional, situação que vai desencorajar tais comportamentos nas unidades sanitárias públicas, principalmente.

“A humanização dos serviços de saúde deve constituir a arma fundamental dos enfermeiros, na perspectiva de se promover cada vez mais a melhoria e qualidade no atendimento aos utentes”, ressaltou a fonte.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi instituído em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem no mundo e que nasceu nesse dia, em 1820.

A enfermeira britânica, de ascendência italiana, destacou-se durante a Guerra da Criméia (1854) ao transformar o modo de funcionamento do hospital militar do exército inglês na Turquia e ao introduzir mudanças na prestação de cuidados de saúde. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.