InicioVidaSaúdeAssociação de seropositivos na Huíla acompanha mais de cem crianças

Associação de seropositivos na Huíla acompanha mais de cem crianças

Lubango – Cento e 38 crianças nascidas de mães seropositivas na província da Huíla, estão desde últimos nove meses a ser acompanhadas preventivamente, pela Associação dos Seropositivos e Activistas contra o HIV/Sida (Aspal/Sida).

(Foto: Lusa)
(Foto: Lusa)

Em declarações à Angop, no Lubango, o vice-presidente da referida associação na Huíla, Rufino Culamba, disse que o acompanhamento é para os casos de mães seropositivas que efectuaram o corte de transmissão vertical.

Segundo ele, trimestralmente estas crianças realizam testes para saber do seu estado serológico.

Rufino Culamba informou que para além do acompanhamento, a associação promove encontros com familiares para dar a conhecer o ponto de situação.

O responsável explicou que as crianças são submetidas a exames médicos no hospital pediátrico do Lubango, sendo que aos 18 meses podem ser consideradas livres da doença.

Rufino Culamba deu a conhecer que Associação dos Seropositivos e activistas contra o HIV/Sida controla 74 crianças seropositivas e que recebem tratamento no hospital pediátrico do Lubango.

No entanto, manifestou por outro lado, preocupado com casos de crianças que nascem seropositivas, visto que algumas mães não realizam os partos na maternidade e só quando a doença se manifesta, imediatamente são encaminhadas às unidades hospitalares. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.