- Publicidade-
InicioCriminalidade e SegurançaZaire: Agente da polícia condenado a cinco anos de prisão por peculato...

Zaire: Agente da polícia condenado a cinco anos de prisão por peculato

Mbanza Congo – O Tribunal Provincial do Zaire condenou hoje (terça-feira), nesta cidade, a cinco anos de prisão maior, o ex-agente do comando municipal da Polícia Nacional de Mbanza Congo, Domingos Toko, por crime de peculato.

Policia Nacional de Angola (RNA)
Policia Nacional de Angola (RNA)

O acórdão lido pelo presidente do Tribunal Provincial, Eugénio Domingos, refere que na data dos factos (Novembro de 2013), o réu em serviço no comando municipal da Polícia Nacional apropriou-se, de forma indevida, de uma carteira de uma cidadã que continha 67 mil dólares norte-americanos.

“Ficou provado que o réu, na posse da referida carteira que preferiu esconder na guarita do referido comando, levou-a posteriormente para a sua casa onde dias depois foi descoberta por agentes da Polícia de Investigação Criminal, após aturado trabalho de investigação”, referiu o juiz.

Ainda de acordo com o magistrado da causa, dos 67 mil dólares norte-americanos furtados, o réu chegou a subtrair seis mil, tendo sido recuperados pela Polícia de Investigação Criminal 61 mil dólares.

Domingo Toko foi ainda condenado a pagar seis mil e 600 dólares americanos de indemnização a favor da ofendida, 60 mil kwanzas de taxa de justiça e dois mil kwanzas de emolumento ao seu defensor oficioso.

Na ocasião, o Tribunal Provincial do Zaire condenou também nove réus a penas que variam entre oito meses e três anos de prisão maior, por furto, falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal. (portalangop.co.ao)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.