InicioAngolaTurquia quer cooperar no sector da indústria e aviação

Turquia quer cooperar no sector da indústria e aviação

O embaixador da Turquia em Angola, Ahmet Ihsan Kiziltan, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, que os empresários turcos estão interessados em investir em Angola, para ajudarem a diversificar a economia do país e potenciar sectores estratégicos, como a indústria e a aviação.

Embaixador da Turquia recebido em audiência pelo Presidente da Assembleia Nacional (Foto: Clemente Dos Santos)
Embaixador da Turquia recebido em audiência pelo Presidente da Assembleia Nacional (Foto: Clemente Dos Santos)

“Sabemos que Angola quer diversificar a sua economia e as indústrias e companhias turcas podem ajudar neste sentido”, afirmou o diplomata, à imprensa, a saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Adiantou que as relações comerciais com Angola deverão cobrir diferentes domínios, pois os turcos são “experientes no sector agrícola, construção, têxtil, bens de consumo e energético”.

Segundo o diplomata, é intenção do seu país criar condições para os investidores angolanos apostarem também naquele mercado, tendo anunciado que em breve as Linhas Aéreas Turcas passarão a voar para Angola.

Esse projecto ligado ao sector da aviação, explicou, baseia-se num acordo de cooperação, já assinado, numa parceria que a Turquia quer manter com Angola e outros países de África.

Ahmet Ihsan Kizitan sustentou que o seu país é um parceiro estratégico da União Africana e tem estado também a competir com o mercado Europeu, oferecendo produtos de qualidade a preços baixos.

Enalteceu, de igual modo, a cooperação no domínio militar, destacando a visita recentemente de um navio da Marinha de Guerra da Turquia à República de Angola.

Quanto ao conteúdo da audiência, esclareceu que, o encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade, abordou, entre vários assuntos, questões ligadas a cooperação, no domínio parlamentar.

Considerou profícuo o encontro e disse terem sido abordados aspectos políticos e económicos, bem como o reforço dos laços de amizade entre os dois povos.

Neste contexto, realçou que a Turquia e Angola são actores regionais importantes e as relações entre os dois países tem estado a crescer em várias dimensões, apontando o interesse para o reforço no domínio comercial.

Ahmet Ihsan Kiziltan substitui no cargo Hamit Osman Olcay, nesta que é a sua primeira missão como embaixador.

Diplomata de carreira, desde 1992, exerceu já os cargos de adido para o departamento Marítimo, primeiro, segundo e terceiro secretário em diferentes missões pelo mundo, além de ter sido primeiro conselheiro.

Como última missão, Ahmet Kiziltan foi director geral adjunto da Assembleia Nacional da República da Turquia.

A Turquia abriu a sua missão diplomática, em Luanda, em Abril de 2010. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.