InicioMundoÁfricaNovo governo egípcio toma posse nesta terça

Novo governo egípcio toma posse nesta terça

(oto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters)
(oto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters)

O novo governo egípcio presta juramento nesta terça-feira, após a renúncia do gabinete anterior em virtude do resultado da eleição presidencial no final de Maio, informou a agência oficial de notícia Mena, nesta segunda-feira.

O presidente recém-eleito, o ex-chefe do Exército Abdel Fattah al-Sissi, encarregou o primeiro-ministro Ibrahim Mahlab de formar um novo governo.

“O primeiro-ministro Ibrahim Mahlab concluiu suas reuniões com a nova equipe ministerial, que deve prestar juramento nesta terça”, acrescentou a Mena.

Mahlab montou uma lista de 34 ministros, que inclui 13 novos rostos, entre eles, o ex-embaixador do Egipto em Washington Sameh Shukri, nomeado ministro das Relações Exteriores no lugar de Nabil Fahmy.

Em Abril, Fahmy foi a primeira autoridade egípcia de alto escalão a ir aos Estados Unidos depois da derrubada do então presidente islâmico Mohamed Mursi pelas Forças Armadas, em Julho de 2013. O episódio estremeceu as relações entre os dois países.

É o presidente “que escolhe, normalmente, os ministros do Interior, das Relações Exteriores, da Defesa e da Justiça”, comentou o professor de Ciência Política Mustapha Kamel Al-Sayyid, da Universidade do Cairo.

Segundo a relação divulgada, boa parte dos ministros foi mantida, entre eles o do Interior, o da Defesa e o das Finanças. Já o Ministério da Informação deixa de existir no novo gabinete. (afp.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.