- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesLuanda: Associação da terceira idade prevê construção de Centro de Dia no...

Luanda: Associação da terceira idade prevê construção de Centro de Dia no Zango-3

A Associação de Amizade para com a terceira Idade (AASTI) projecta, para este ano, o início da construção de um Centro de Dia para idosos, na zona do Zango-3, no município de Viana, em Luanda.

Idosos no Beiral (Foto: Lino Guimarães)
Idosos no Beiral (Foto: Lino Guimarães)

Falando à Angop a vice-presidente da associação, Zenóbia Besa, afirmou que para a execução do projecto, a instituição esta já em posse um terreno de quatro hectares cedido pelo Governo Provincial de Luanda (GPL).

Sem precisar o orçamento do empreendimento, disse que neste momento a associação esta a procura de financiamento, para a construção do empreendimento que deve contar com áreas de lazer, artes e oficio, posto de saúde, salas para aulas de alfabetização, recinto para prática de desporto, parque de estacionamento, refeitório, entre outros espaços.

O processo de envelhecimento dos seres vivos é natural, mas o homem ao ter consciência de sua deterioração física e psicológica vive com angústia, acrescentou a responsável.

“ O começo da terceira idade não tem um alcance geral, já que muitas vezes ser velho é uma questão de saúde e atitude”, sublinhou.

Aconselhou, no entanto as pessoas nesta faixa etária a seguirem uma dieta alimentar saudável, onde a fruta e verduras nunca deve faltar nas refeições, assim como a prática de actividades físicas.

A Associação de Amizade para com a Terceira Idade controla, em Luanda, mais de cinco mil idosos, que se concentram nas administrações municipais e no Centro de Dia no Bairros Cassequel, no distrito urbano da Maianga, nesta cidade.

Os idosos ocupam o seu tempo com a pratica de exercícios físicos, aulas de alfabetização, duas refeições e confraternização.

A associação foi constituída em 2002 com objectivo de apoiar os idosos material, e psicologicamente e conta com parceria do GPL e outras instituições públicas e privadas. (portalangop.co.ao)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.