InicioAngolaDois jornalistas russos morrem no leste da Ucrânia

Dois jornalistas russos morrem no leste da Ucrânia

gor Korneliuk, correspondente da "Rádio Televisão Estatal da Rússia (VGTRK), foi morto no leste da Ucrânia. (reprodução de imagem do site vesti.ru)
gor Korneliuk, correspondente da “Rádio Televisão Estatal da Rússia (VGTRK), foi morto no leste da Ucrânia.
(reprodução de imagem do site vesti.ru)

Depois de ficar gravemente ferido por disparos de morteiro no leste da Ucrânia, um jornalista morreu nesta terça-feira (17). O técnico de som que o acompanhava foi morto no local. A informação foi dada por um médico do hospital de Lugansk.

O jornalista, funcionário de uma rede de televisão pública, foi baleado perto de Lugansk, um dos redutos da insurreição separatista pró-Rússia no leste. “Ao chegar estava inconsciente e morreu quando era levado à sala de cirurgia”, declarou Fedir Solianik, um médico do hospital. Já seu companheiro de equipe, o técnico de som Anton Voloshin, morreu imediatamente após ser ferido.

Igor Korneliuk era correspondente da “Rádio Televisão Estatal da Rússia (VGTRK). O jornalista não foi o primeiro profissional de mídia a ser atingido pela tensão no leste da Ucrânia. No final de Maio, um jornalista da rede Rússia Today ficou ferido no abdómen durante uma reportagem na região.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras afirmou que tem monitorado diariamente os riscos para jornalistas no leste da Ucrânia. Segundo a entidade, “há uma multiplicação de violações à liberdade de imprensa na Ucrânia”. No final de Maio, dois jornalistas ucranianos foram mantidos como reféns por três dias por grupos pró-russos em Schtchastie, em Lugansk. Acusados de espionagem, eles foram torturados e sofreram ameaças de morte.

Preocupada com a situação na região, a ONG enviou um comunicado para os governos da Ucrânia e da Rússia. “A organização reitera o apelo às autoridades ucranianas e russas bem como às milícias da região para que elas protejam e respeitem os profissionais de imprensa de qualquer linha editorial”. (rfi.fr)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.