InicioCiências e TecnologiaChina: smartphone Android é comercializado com malware

China: smartphone Android é comercializado com malware

(DR)
(DR)

O dispositivo em questão é um clone do Samsung Galaxy S4 e já traz malware pré-instalado desde que vem da fábrica

Chama-se Star N9500 e é popular na China por ser um clone do Samsung Galaxy S4, mas mais recentemente começou a dar que falar dentro do universo das tecnologias pelos piores motivos possíveis. Segundo avançou um site de tecnologias alemão, a G-Data – uma empresa alemã ligada à segurança informática – detectou um trojan que já vem pré-instalado no aparelho, onde se faz passar por um acesso à loja Google Play.

Esta forma de malware, identificada como Uupay.D, é capaz de recolher e copiar informações pessoais sobre os utilizadores, mas também de transmitir chamadas telefónicas a terceiros, bem como enviar mensagens de texto para serviços premium.

Custa o equivalente a 160 euros naquele mercado, e já foi descrito por um investigador da Kaspersky como incluindo «um extensivo programa de espionagem» que apresenta riscos para os seus utilizadores.

Esta prática está bastante longe de ser comum, mas o receio de que possa dar início a uma nova tendência não será totalmente despropositado. Cerca de 55 unidades já terão sido comercializadas online, via e-Bay, mas ainda se desconhece o número de utilizadores que tenham activado esta forma de malware ao tentar aceder à falsa Google Play. (ionline.pt)

 

por Lauro Lopes/telemoveis.com

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.