- Publicidade-
InicioAngolaSongo escolhido para Inquérito de cobertura do Censo

Songo escolhido para Inquérito de cobertura do Censo

Songo – O município do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, foi escolhido para albergar o Inquérito de Cobertura, com vista a validação dos dados estatísticos recolhidos durante a realização do Recenseamento Geral da População e Habitação decorrido de 16 a 31 de Maio último.

Censo2014: Songo escolhido para inquérito de cobertura (ANGOP)
Censo2014: Songo escolhido para inquérito de cobertura (ANGOP)

A informação foi avançada à Angop hoje, segunda-feira, pelo Assistente Técnico Municipal do Censo (ATM), Domingo Bongo, quando fazia o balanço do processo censitário a nível do município do Songo, que considerou positivo, justificando que os agentes de campo atíngiram todas as localidades, incluindo as de difícil acesso.

“Teremos dentro de dias o Inquérito de Cobertura onde os colegas que foram seleccionados no município do Songo terminaram a formação dia 12 deste mês. A 15 de Julho começa a listagem das habitações e no dia seguinte o inquérito de cobertura nas duas secções censitárias (4 e 5) do bairro Zulumongo que foram seleccionadas na amostra a nível do Gabinete Central do Censo, para poder validar os dados recolhidos nesta região”, esclareceu.

Como disse, partindo-se da pré-selecção até a fase da recolha de dados, a actividade decorreu satisfatoriamente, visto que toda questão técnica foi aprimorada, desde a formação das equipas de campo até à distribuição no terreno, incluindo a fase da recolha de dados, garantido que até ao momento não há reclamações de omissões na região.

O responsável deu a conhecer ainda que após a missão dos recenseadores, trabalhou-se com as Equipas Técnicas Executivas do Censo (ETEC), que são os elementos que trabalharam na sensibilização da população e que os habitantes corresponderam com as expectativas daquilo que se havia preconizado ao longo do período censitário.

Domingo Longo explicou que uma das dificuldades encontradas foi o elevado número de habitações encontradas em cada secção censitária, o que não correspondia com a cifra estipulada pelos mapas da cartografia feita em 2012, segundo ele, nas regedorias de Mbau II e Zulumongo encontraram-se residências evolutivas e casas sociais que foram erguidas após cartografia com secções que têm 220, 480 e 500 habitações, respectivamente.

A nível do município do Songo, estiveram envolvidos no processo censitário, 197 agentes de campo, dos quais 157 recenseadores e 40 supervisores  se desdobraram nas 81 aldeias e outras localidades dos município do Bembe, Mucaba e Uíge que abrangeram nos mapas do Songo,  segundo a cartografia feita em 2012.

O município do Songo, possui uma comuna de Kinvuenga, 13 regedorias, 81 aldeias e uma população até ao momento estimada em 44. 000 habitantes, na sua maioria são camponeses. (portalangop.co.ao)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.