InicioAngolaRegiõesMoxico: População de várias povoações vão beneficiar de água potável a partir...

Moxico: População de várias povoações vão beneficiar de água potável a partir de Julho

(lulacerda.ig.com.br)
(lulacerda.ig.com.br)

Pelo menos 500 famílias residentes nas povoações de Chinhama, Nhamoji e Caxita, adstritas ao município piscatório do Luacano (Moxico), contarão com abastecimento de água potável, a partir de Julho próximo, informou sábado último a administradora local, Ana Chipoia.

A responsável prestou a informação à imprensa, aquando da visita do governador provincial, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, aos locais onde estão a ser montados os sistemas que passarão a distribuir o líquido, através de furos cartesianos.

A administradora municipal explicou que o projecto da direcção provincial da Energia e Águas, enquadrado no programa “Água para Todos”, visa melhorar as condições de vida da população.

Indicou, por outro lado, que actualmente 5.378 habitantes da sede municipal (Luacano) e das localidades de “Caifuche”, “Agostinho Neto” e “1º de Maio”, beneficiam igualmente de água potável fornecida, por intermédio de furos cartesianos e poços, tratados por técnicos daquele sector.

No domínio de fornecimento da energia eléctrica, Ana Chipoia referiu que, neste momento, os peritos estão a criar a rede pública, com a colocação de postes de iluminação dentro da vila e nos bairros adjacentes.

Disse também que estão em curso, no município, obras para construção de infraestruturas sociais e económicas, no âmbito dos Programas de Redução a Fome e de Investimentos Públicos, dentre elas quatro escolas, departamento para o sector da agricultura, esquadra para polícia nacional e casas evolutivas.

Enalteceu, na ocasião, a construção da linha do caminho-de-ferro de Benguela (CFB), acção que segundo ela, vai contribuir significativamente no desenvolvimento da região, através da reactivação do comércio e maior agilidade na transportação de pessoas e bens.

Ocupando uma extensão territorial de 34 mil e 780 quilómetros quadrados, Luacano é um dos nove municípios da província do Moxico e conta com uma população estimada em mais de 28 mil e 685 habitantes, na sua maioria camponeses e pescadores.

Luacano dista 217 quilómetros, a leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.