InicioAngolaBolívia: Secretário de Estado representa presidente José Eduardo dos Santos na Cimeira...

Bolívia: Secretário de Estado representa presidente José Eduardo dos Santos na Cimeira do G77 e China

Santa Cruz de la Sierra – O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, representa o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na Cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 77 e a China, cujos trabalhos encerram hoje, domingo, nesta cidade.

Manuel Domingos Augusto - Secretário de Estado das Relações Exteriores (foto arquivo) (Foto: joaquina Bento)
Manuel Domingos Augusto – Secretário de Estado das Relações Exteriores (foto arquivo) (Foto: joaquina Bento)

Convocada pela Bolívia para assinalar o 50º aniversário do Grupo, a Cimeira, inaugurada sábado, passou em revista temas de interesse multilateral e reflectiu sobre os resultados alcançados ao longo de cinco décadas de esforços conjuntos com vista a um mundo com maior complementaridade, inclusão social, distribuição de riquezas e de respeito à soberania dos Estados membros.

Nesta cimeira comemorativa dos 50 anos de existência do G77, que decorreu sob o lema “Por uma nova ordem mundial para se viver bem”, os 133 países em desenvolvimento membros do grupo aproveitaram a ocasião para reafirmar e fortalecer o seu compromisso de trabalho pela unidade, solidariedade, complementaridade, consenso e cooperação, princípios que estiveram na origem do estabelecimento do grupo, há meio século.

À margem da cimeira, o secretário de Estado das Relações Exteriores, que se encontra em Santa Cruz desde sexta-feira, vai desenvolveu uma intensa actividade diplomática a favor da candidatura de Angola ao Conselho de Seguranca da ONU.

Integram a delegação angolana, além de altos funcionários das Relações Exteriores, o representante permanente de Angola nas Nações Unidas, Ismael Martins, e Florêncio de Almeida, representante junto das agências da ONU, sediadas em Roma (FAO, PAM E FIDA). Angola coordena neste momento o Grupo dos 77 no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Ban Ki-moon pede definição de agenda pós-2015 sustentável

Debruçando-se sobre o evento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu, quinta-feira, ao presidente da Bolívia, Evo Morales, uma liderança forte à frente do G77, para a definição de uma agenda pós-2015 sustentável.

Em declarações aos jornalistas, Kim-moon disse que as discussões deste ano se revestem de especial importância, na medida em que se focam em três aspectos, incluindo a ampliação de esforços para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, cujo cumprimento vai ser avaliado em 2015.

“Em segundo lugar, devemos ter um acordo global sobre as alterações climáticas. E, em terceiro, temos que ter uma agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015. Nesses três pontos, preciso da forte liderança do presidente Morales como presidente do G77 e a China”, destacou Ban Ki-moon, que completou 70 anos na última sexta-feira.

O secretário-geral das Nações Unidas acrescentou ser necessária uma “forte associação” entre o grupo e os restantes dos Estados-membros da ONU, para um trabalho conjunto.

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é um conjunto de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos colectivos dos seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas.

O grupo foi fundado a 15 de junho de 1964 pela “Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países”, emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), sendo que a sua primeira reunião importante foi em Argel, em 1967, quando o Carta de Argel foi adoptada e a base para as estruturas institucionais permanentes foi iniciada. Existem secções do Grupo dos 77, em Roma (FAO), Viena (ONUDI), Paris (UNESCO), Nairobi (UNEP) e o Grupo dos 24 em Washington (FMI e Banco Mundial). (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.