InicioAngolaTerminou reunião de ministros da Defesa da CIRGL

Terminou reunião de ministros da Defesa da CIRGL

A reunião dos ministros da defesa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), terminou , as 3h00 deste sábado, em Luanda, com a adopção e assinatura de um documento final, rubricado por respectivos representantes de cada Estado presente ao mesmo.

Participantes a reunião dos ministros da Defesa na Conferência Internacional para os Grandes Lagos (Foto: Lino Guimarães)
Participantes a reunião dos ministros da Defesa na Conferência Internacional para os Grandes Lagos (Foto: Lino Guimarães)

No encontro sob orientação do novo presidente em exercício do comité de ministros da Defesa da CIRGL, o general angolano João Gonçalves Lourenço , que substituiu o seu homólogo  da República do Uganda, general Odongo Jeje, participaram respeitantes  do Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Os participantes discutiram entre outros, aspectos relacionados com a situação de defesa e segurança nos países membros desta sub-região, desenvolvimento económico, assim como da erradicação do tráfico de seres humanos, a imigração ilegal, a exploração ilícita e pilhagem de recursos  naturais , pirataria marítima e o terrorismo que constituírem factores de instabilidade no continente africano e obstáculos ao desenvolvimento.

Essa importante reunião de ministros da CIRGL, foi antecedida de uma outra, a nível do comité de chefes de estado-maiores generais das forças armadas deste organismo regional que analisou  igualmente questões ligadas a situação  de defesa e segurança dos  países membros do órgão.

A República de Angola, na pessoa do seu Presidente, José Eduardo dos Santos, assume por dois anos a presidência rotativa da CIRGL, cujo mandato iniciou em Janeiro deste ano e que tudo tem feito para a resolução destes conflitos ainda latentes.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.