Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Zonas de garimpo apontadas como lugares de exploração infantil

(D.R)

Os lugares de extracção ilegal de minerais são as principais zonas de exploração infantil no país disse hoje, sexta-feira, em Luanda, o consultor da Comissão Intersectorial para a Elaboração de Relatório de Direitos Humanos (CIERD), Pedro Costa.

(D.R)
(D.R)

Pedro Costa avançou esse dado à Angop, a propósito do tema “Exploração Infantil no País”, tendo referido ser comum ver crianças a fazer trabalhos forçados em zonas de garimpo.

Apontou as áreas da construção civil, agricultura e pesca como outros dos sectores nos quais se verificam muitos menores a trabalhar ilegalmente.

Segundo o responsável, a pobreza das famílias, conflitos conjugais dos pais dos menores, abandono das crianças por parte dos seus encarregados de educação e fraca protecção dos direitos dos menores, em certas áreas recônditas do país, como as principais causas da exploração infantil.

“Muitas vezes as famílias são as principais violadoras dos direitos das crianças, por não inserirem os menores no sistema de ensino, não garantirem a sua assistência médica e medicamentosa, assim como usar os filhos para realizar trabalhos pesados”, frisou.

A exploração infantil, referiu, provoca várias consequências negativas à criança como fraco aproveitamento escolar, doenças, carência afectiva, entre outros males.

Recordou que o trabalho infantil é uma violação grave aos direitos fundamentais da criança, que as autoridades do país estão empenhadas em acabar com esse mal através da implementação de programas nacionais de sensibilização e combate a esse delito. (portalangop.co.ao)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »