InicioAngolaMinistros da Defesa reunidos em Luanda

Ministros da Defesa reunidos em Luanda

O Comité de Ministros da Defesa da Conferência Internacional sobre a Região dos  Grandes Lagos analisa hoje, em Luanda, a situação da segurança no Sudão do Sul e na República Centro Africana.

(Foto: Santos Pedro)
(Foto: Santos Pedro)

Os chefes dos Estados-Maiores dos Estados-membros da organização prepararam até ontem a agenda do encontro de ministros, que vai igualmente avaliar a situação na República Democrática do Congo.

Os chefes dos Estados-Maiores, ainda na reunião de ontem, analisaram a situação administrativa e financeira, assim como o orçamento para este ano e vão  informar, hoje, os ministros da Defesa sobre a situação na República Centro Africana e no Sudão do Sul.

O secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, Ntumba Luaba, afirmou,  na abertura da reunião, que está concluída a análise da situação de segurança na República Centro Africana.

Ntumba Luaba indicou que cinco Estados-membros da Conferência Internacional dos Grandes Lagos garantiram  apoio à República Centro Africana para que regresse a paz e estabilidade.

O presidente do Comité de Estado-Maior General da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, Geraldo Shachipengo Nunda, disse que \”os conflitos não existem só no leste da RDC, embora este seja o mais longo e complexo\”. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas pediu o  esforço de todos para a solução definitiva dos conflitos.

O general Nunda recomendou aos países membros que prestem particular atenção à situação na República Centro Africana e do Sudão do Sul, \”mesmo depois do acordo alcançado entre as partes em conflito naquele país\”. Shachipengo Nunda assegurou que a região procura uma \”solução duradoira\” para que a paz possa reinar no seio da população e que o desenvolvimento económico numa região particularmente rica possa ser uma realidade em beneficio do seu povo.

O titular da pasta da Defesa Nacional na abertura da reunião do Comite dos Chefes  de  Estado Maior General da Região dos grandes lagos, referiu que os países membros continuam a dar passos firmes para a consolidação das instituições democráticas e os mecanismos capazes de promover o desenvolvimento e o bem estar da população.

O ministro da Defesa Nacionalfez ainda referência à situação no leste da República Democrática do Congo, na República Centro Africana e no Sudão do Sul.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.