InicioMundo LusófonoGuiné-BissauDistribuída convocatória para tomada de posse do novo parlamento da Guiné-Bissau

Distribuída convocatória para tomada de posse do novo parlamento da Guiné-Bissau

Bissau – O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Sori Djaló, assinou a convocatória para a sessão de abertura da IX Legislatura na terça-feira, 17 de Junho, na qual vão tomar posse os novos deputados, disse à agência Lusa fonte parlamentar.

Bandeira da Guiné-Bissau
Bandeira da Guiné-Bissau

A convocatória tem data de segunda-feira, dia 09 de Junho, mas foi assinada hoje e começou a ser distribuída por todos os eleitos, órgãos de soberania e demais convidados para a cerimónia que chegou a estar marcada para sexta-feira, dia 13.

A data tinha sido escolhida a 29 de Maio pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), órgão competente na matéria, mas “por razões de ordem técnica e logística ficou adiada”, refere agora a convocatória da ANP.

A sessão tem início previsto para as 10:00, inclui a verificação de mandatos dos 102 deputados do parlamento guineense e culmina, às 12H30, com o discurso do novo presidente do órgão.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições legislativas no dia 13 de Abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.

Em segundo lugar ficou o Partido da Renovação Social (PRS), que já era o principal partido da oposição, e que vai ter 41 deputados.

O Partido da Convergência Democrática (PCD) elegeu dois deputados, o Partido da Nova Democracia (PND) vai ocupar um lugar, assim como o União para a Mudança (UM).

As eleições legislativas (assim como as presidenciais que a 18 de Maio deram a vitória a José Mário Vaz) foram os primeiros actos eleitorais após o golpe de Estado de Abril de 2012 e vão permitir o regresso do país à norma constitucional. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.