Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

África regista melhorias na disponibilidade de sangue nos hospitais

(sapo.ao)

O continente africano registou, nos últimos 10 anos, progresso significativo a nível da disponibilidade e segurança de sangue nas unidades hospitalares, disse hoje, sexta-feira, em Luanda, o director regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Luís Sambo.

(sapo.ao)
(sapo.ao)

Segundo uma nota, assinada pelo responsável, chegada à Angop, a propósito do Dia Mundial do Dador, que se assinala sábado, em 2012 o número de dádivas de sangue na região aumentou para mais de 3,7 milhões de unidades.

Esse número, sublinhou, representa cerca de 45 porcento da quantidade de sangue e de produtos do sangue de que os países necessitam anualmente.

Realçou que o progresso registado está relacionado com o aumento da sensibilização das pessoas para a necessidade vital de haver sangue e produtos de sangue seguros para salvar vida dos pacientes, principalmente para as mulheres que sofrem de hemorragias durante o parto ou no período pós-parto.

Informou que 1 em 38 mulheres morrem de complicações relacionadas com a gravidez, principalmente por falta de sangue ou sangue infectado durante as transfusões, enquanto 1 em 3700 falecem pelas mesmas causas em outras partes do mundo.

Segundo o director, a colheita de sangue através de doaçõs voluntárias e não remuneradas por meio de sistemas organizados de recrutamento de dadores provou ser mais segura e eficaz do que as dádivas adquiridas em cenários hospitalares, provenientes de familiares ou de substituição.

Apesar dos avanços, o número de unidades colhidas continua a ser insuficiente em comparação com as necessidades dos pacientes, fundamentalmente nas zonas rurais onde se regista um nível alto de mortes maternas.

O Dia Mundial do Dador de Sangue será comemorado sob o lema “Sangue seguro para salvar as mães”.   (portalangop.co.ao)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »