InicioEconomiaUm dos nomes de topo do BNP ter-se-á demitido por pressão dos...

Um dos nomes de topo do BNP ter-se-á demitido por pressão dos EUA

(jornaldenegocios.pt)
(jornaldenegocios.pt)

Chodron de Courcel abandonou o cargo de administrador operacional do BNP Paribas. O anúncio oficial não indica as razões. O FT e o WSJ dizem que foi por pressão dos EUA, na sequência da investigação a alegadas violações por parte do banco francês.

“Georges Chodron de Courcel, 64 anos, director-geral delegado do BNP Paribas vai aposentar-se no próximo dia 30 de Setembro”. É assim que começa o comunicado relativamente à saída de um dos nomes de topo da instituição financeira francesa.

Não há qualquer indicação sobre a razão para essa saída do grupo, que irá ocorrer a 30 de Junho, três meses antes da reforma. Mas o Financial Times e o Wall Street Journal avançam, citando fontes anónimas, que o abandono estará relacionado com pressão feita pelo Departamento dos Assuntos Financeiros de Nova Iorque, no âmbito do acordo a que se tenta chegar para concluir investigação a alegadas transacções do banco com países alvo de sanções por parte dos Estados Unidos, nomeadamente Sudão, Irão e Cuba.

Courcel, há 42 na instituição, foi presidente da subsidiária suíça do BNP, onde, segundo o FT, foram feitas, entre 2002 e 2009, muitas das transacções investigadas pelos EUA. Contudo, o dirigente do banco, que contribuiu “de maneira determinante para o desenvolvimento do grupo” segundo o comunicado, não é acusado de qualquer má conduta.

Os EUA querem que o banco francês pague pelo menos 10 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros) para dar por terminada a investigação. Nesse entendimento, o Departamento dos Serviços Financeiros nova-iorquino faz pressão para que cerca de uma dezena de funcionários do grupo sejam afastados dos respectivos cargos.

O tema já criou tensões diplomáticas entre Paris e Washington, com o governo francês a considerar o montante da coima como excessivo. (jornaldenegocios.pt)

por Diogo Cavaleiro

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.