InicioAngolaMinistro da Defesa a caminho da RDC para entregar mensagem do PR...

Ministro da Defesa a caminho da RDC para entregar mensagem do PR angolano

O ministro da Defesa Nacional, João Manuel Gonçalves Lourenço, deixou a manhã de hoje (quinta-feira), Luanda, com destino a República Democrática do Congo, onde vai fazer a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, para o seu homólogo, Joseph Kabila.

João Lourenço - Ministro da Defesa Nacional (Foto: Joaquina Bento)
João Lourenço – Ministro da Defesa Nacional (Foto: Joaquina Bento)

O estadista angolano é actualmente o Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), função que assumiu para dois anos de mandato, em Janeiro deste ano.

Recentemente realizou-se, em Luanda, uma mini-cimeira que contou com a participação do líder angolano e os seus homólogos do Tchad, Idris Deby, e da República do Congo, Denis Sassou Nguesso.

A situação político-militar, resultante de conflitos armados na República Democrática do Congo, República Centro Africana e no Sudão do Sul, estados que fazem parte da Região dos Grandes Lagos, dominou o encontro destes líderes africanos.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

O secretariado executivo foi inaugurado em Maio de 2007, em Bujumbura, e tem a função de coordenar, facilitar e assegurar a implementação do pacto para criar as condições de paz, segurança, estabilidade política e desenvolvimento na região dos Grandes Lagos.

A CIRGL integra doze (12) estados, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.