InicioAngolaHoje é Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Hoje é Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em protesto à injustiça a muitas crianças, que trabalham longas jornadas em condições perigosas e frequentemente expõem suas vidas em risco.

12 de Junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (ANGOP)
12 de Junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (ANGOP)

É neste quadro que a data começou a ser comemorada em 2002, por iniciativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com o objectivo de chamar a atenção da sociedade e governos sobre a importância da implementação da convenção que estabelece a idade mínima para admissão ao emprego.

Segundo a OIT, “o avanço na diminuição do trabalho infantil está mais lento e ficou mais difícil o caminho para erradicar as piores formas até 2016”.

A OIT alerta que esforços mundiais para eliminar as piores formas de trabalho infantil estão a perder força, a menos que sejam incrementados os objectivos de 2016.

Esta meta foi estabelecida em 2006 depois de constatadas as tendências positivas no relatório global anterior, que sugeriam que a eliminação das piores formas de trabalho infantil era possível em 2016.

Em Angola, a Associação de Crianças Desfavorecidas de Angola (ACDA) tem promovido várias acções, com vista a sensibilizar os pais e a sociedade sobre o apoio e a atenção que devem prestar às crianças desamparadas.

Para celebrar o Dia Mundial, estão a ser realizadas iniciativas em mais de 60 países com a participação de governos, empregadores e trabalhadores, organismos das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.