InicioEconomiaBNA vende 440 milhões de euros aos bancos no início de junho

BNA vende 440 milhões de euros aos bancos no início de junho

Banco Nacional de Angola  (Foto: Vigas da Purificação)
Banco Nacional de Angola
(Foto: Vigas da Purificação)

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu 440 milhões de euros ao sistema bancário na primeira semana de junho, um aumento de 20 por cento face à semana anterior.

De acordo com informação do BNA, consultada pela Lusa, a taxa de câmbio média para estas operações – realizadas entre 2 e 6 de junho – foi de 97,901 kwanzas (por cada dólar), praticamente inalterada face à semana anterior.

Este foi o valor semanal mais alto em mais de um mês nas vendas de divisas pelo BNA ao sistema bancário, depois dos 367 milhões de euros na última semana de maio ou dos 330 milhões de euros na anterior.

Estes dados surgem quando a imprensa privada angolana relata que alguns bancos comerciais que operam no país estão a ter dificuldades para responder aos pedidos de levantamento ou transferência de dólares norte-americanos pelos clientes.

As operações estarão limitadas a montantes máximos que variam entre os 300 e os 500 dólares.

De acordo com a última edição do jornal “Expansão”, a Nova Lei Cambial para o Setor Petrolífero, alterações nas regras de importação de dólares por parte dos bancos e a queda das receitas petrolíferas são apontadas como na origem desta situação.

Ainda na última semana, de acordo com a mesma informação, o BNA, enquanto operador do Estado, colocou no mercado primário Títulos do Tesouro no montante de 50 milhões de euros para a gestão da conta corrente do Tesouro. (oje.pt)

por OJE/Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.