InicioAngolaPartido no poder reivindica vitória nas legislativas de Kosovo

Partido no poder reivindica vitória nas legislativas de Kosovo

(Foto de ARMEND NIMANI/AFP)
(Foto de ARMEND NIMANI/AFP)

O partido do actual primeiro-ministro, Hashim Thaci, reivindicou a vitória nas eleições realizadas neste domingo em Kosovo, o que significaria um terceiro mandato consecutivo à frente do governo desta jovem nação, que obteve a independência da Sérvia.

“Confirmo que o Partido Democrático de Kosovo (PDK) ganhou as eleições. Segundo nossa contagem, o PDK lidera a apuração com sólida vantagem”, declarou para uma multidão de partidários Kadri Veseli, numero dois de Thaci.

Os primeiros resultados oficiais dão ao PDK 31,38% dos votos, contra 25,22% para o principal partido da oposição, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), dirigida por Isa Mustafa.

Thaci, de 46 anos, dirige o Kosovo há sete anos, desde a independência da Sérvia, em 2008.

O primeiro ministro tenta aproximar seu país da UE e por isso assinou em Abril de 2013 um acordo histórico para melhorar as relações bilaterais com a Sérvia, com o patrocínio de Bruxelas.

No entanto, a Sérvia nega reconhecer a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente pela maioria albanesa.

A participação da minoria sérvia (80.000 pessoas) nestas eleições era considerada crucial para ajudar na aproximação de Kosovo com a UE. Dez assentos, dos 120 do Parlamento kosovar, estão garantidos para os sérvios.

O Kosovo é um dos países mais pobres da Europa, com 47% de sua população vivendo na pobreza com cerca de 80 euros por mês. O salário mensal médio é de 350 euros. (afp.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.