- Publicidade-
InicioAngolaPapa recebe Mahmoud Abbas e Shimon Peres para orações pela paz

Papa recebe Mahmoud Abbas e Shimon Peres para orações pela paz

O papa, Shimon Peres (à esquerda) e Mahmoud Abbas, no Jardim do Vaticano. (REUTERS/Max Rossi)
O papa, Shimon Peres (à esquerda) e Mahmoud Abbas, no Jardim do Vaticano.
(REUTERS/Max Rossi)

O papa Francisco recebeu neste domingo (8), os presidentes Shimon Peres, de Israel, e Mahmoud Abbas, da Palestina, para uma sessão de orações nos Jardins do Vaticano. A mensagem do papa Francisco ao conflito no Oriente Médio na conclusão do encontro de orações com os presidentes , foi clara: “Para fazer a paz é preciso coragem, muito mais que para fazer a guerra”.

Pela primeira vez os três lideres se reuniram no Vaticano, para rezar pela paz. O Vaticano explicou que não se trata de um encontro inter-religioso, pois cada um seguiu o ritual da própria religião, mas é uma pausa de reflexão politica. As orações respeitaram a ordem cronológica das três religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

As preces em hebraico, inglês, italiano e árabe, incluíram pedidos de perdão e de paz. No caso da Igreja Católica, foram lidos textos de São João Paulo II e São Francisco de Assis. A celebração foi acompanhada em alguns momentos por musica clássica.

Shimon Peres foi o primeiro a chegar ao Vaticano, em torno às 18:15, hora local (13:15 em Brasília). Depois de 20 minutos chegou Mahmoud Abbas, que veio directamente de uma viagem do Egipto. Ambos foram recebidos pelo papa na entrada da Casa de Santa Marta, onde reside. Estava presente o patriarca Bartolomeu, da Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Todos seguiram no mesmo automóvel até aos Jardins do Vaticano, onde aconteceu a celebração.

Cada uma das três delegações (católica, judaica e palestina) inclui cerca de 20 pessoas.

Depois da celebração, cada um dos presidentes plantou uma oliveira, símbolo da paz. (rfi.fr)

por Gina Marques, correspondente da RFI em Roma

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.