InicioAngolaEgipto: Al-sisi manifesta interesse em encontrar-se com o presidente dos Santos

Egipto: Al-sisi manifesta interesse em encontrar-se com o presidente dos Santos

O Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, procedeu neste domingo, na cidade do Cairo, à entrega de uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ao Presidente eleito do Egipto, Marechal Abdel Fatah Al-sisi.

Georges Chikote (à esq.), encontra-se com presidente eleito do Egipto (ANGOP)
Georges Chikote (à esq.), encontra-se com presidente eleito do Egipto (ANGOP)

Na audiência, que decorreu no palácio Al Ethadeya, o Ministro Georges Chikoti reafirmou a intenção do Executivo angolano estreitar as relações de cooperação com o novo governo egípcio, saído das eleições que deram vitória ao Marechal Abdel Fatah Al-sisi,

Georges Chikoti considerou como sendo salutar o encontro com Fatah Al-sisi, dando o início de uma nova era nas relações entre os dois países, que constitui a base fundamental de desenvolvimento da cooperação.

Depois dos diversos procedimentos protocolares inerentes ao processo de investidura, tais como a passagem pelas tropas em parada, juramento diante do Tribunal Constitucional, cumprimentos às distintas delegações de alto nível (Chefes de Estado, Monarcas, Primeiros-Ministros ou outros convidados dos distintos países) e posteriormente ao almoço, Angola, na pessoa do ministro das Relações Exteriores, foi o primeiro convidado estrangeiro a ser recebido pelo Presidente Al-Sisi, no palácio Al Ethadeya, durante uma audiência que durou cerca de dez minutos.

No encontro, o Presidente do Egipto Abdel Fatah Al Sisi, aproveitou para saudar o estadista angolano e reconheceu o papel e empenho do Presidente da República, na resolução de conflitos na região, em especial na Região dos Grandes Lagos, e manifestou o grande interesse em se encontrar brevemente com o Presidente José Eduardo dos Santos.

À margem do encontro, o chefe da diplomacia encontrou-se também, em privado, com o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Nabil Fahmy, com quem passou em revista alguns aspectos da cooperação bilateral.

Participaram do encontro com o ministro Nabil Fahmy , o director para África e Médio oriente do Mirex, Joaquim do Espírito Santo, e o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República Árabe do Egipto, António da Costa Fernandes.

O Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, esteve no Cairo ( Egipto), onde participou, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na investidura do Presidente Abdel Fatah Al Sisi, cuja cerimónia teve lugar domingo. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.