InicioMundo LusófonoMoçambiquePresidente da República acusa líder da Renamo de ser «um criador de...

Presidente da República acusa líder da Renamo de ser «um criador de problemas»

 Armando Guebuza (Foto: Sergio Costa)
Armando Guebuza (Foto: Sergio Costa)

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, considerou esta sexta-feira, durante o seu terceiro dia de visita à Irlanda, que o líder da Renamo «é um criador de problemas».

No seu entender, os homens de Afonso Dhlakama «estão a atacar cidadãos indefesos no trajeto Rio Save-Muxungue, região centro, com vista a tentar instalar um clima de insegurança para inviabilizar a realização de eleições gerais em outubro próximo».

Armando Guebuza fez estas declarações quando questionado sobre o que estará a impedir para que se alcance consenso na mesa do diálogo.

O responsável moçambicano afirmou que «está tudo relacionado com interesses», parecendo-lhe que o líder da Renamo pretende «fabricar problemas», pelo que «ele deve ter outra agenda».

O chefe de Estado moçambicano lamentou também os ataques que têm vitimado inocentes, considerando que é um ato que vem atrasar o desenvolvimento das regiões afetadas.

«É de lamentar que enquanto todo o povo acorda para lutar e trabalhar para o desenvolvimento, a Renamo acorda para destruir o que os moçambicanos estão a construir. Aquele grupo da Renamo, pois não são todos da Renamo, está preocupado em destruir e sempre que podem semeiam luto nas casas dos próprios irmãos», declarou.

Guebuza reafirmou em Dublin que o diálogo continuará a ser a via ideal no sentido de encontrar-se a solução para a tensão político-militar do país. (abola.pt)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.