- Publicidade-
InicioAngolaMilhares de espanhóis saem à rua contra a monarquia e pedem referendo

Milhares de espanhóis saem à rua contra a monarquia e pedem referendo

(Foto: Javier Barbancho/Reuters)
(Foto: Javier Barbancho/Reuters)

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades espanholas, contra a monarquia e para reclamar a realização de um referendo sobre o modelo de Estado, depois de o rei Juan Carlos ter anunciado na segunda-feira a abdicação.

As manifestações, algumas delas com escassa participação, ocorreram em 40 cidades, nomeadamente Pamplona, Valência, Oviedo, Santiago de Compostela, Bilbau, Barcelona e Madrid.

Em Pamplona e em Valência, as manifestações reuniram, segundo a organização, 15.000 pessoas cada, ao passo que na capital, Madrid, pouco mais de 2.000 pessoas e em Barcelona 1.000.

Em Madrid, o protesto confluiu para a praça Porta do Sol, onde se realizou uma assembleia popular, semelhante à que foi organizada na segunda-feira, após o anúncio da abdicação do rei, a favor do filho Felipe.

Na Porta do Sol, alguns manifestantes penduraram, numa varanda de um dos edifícios, um cartaz em que se lia “O povo decide, referendo já!”.

Na assembleia popular foi admitida a possibilidade da convocação de mais protestos para quarta-feira, data da votação da lei orgânica que torna efetiva a abdicação de Juan Carlos, e dia 19, quando o filho for proclamado como rei Felipe VI.

Em Barcelona, na Praça de São Jaime, os manifestantes empunharam bandeiras republicanas e cartazes com dizeres como “Os Borbóns a eleições”. (jn.pt)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.