InicioEm FocoTaiwaneses que se sentem chineses abaixo dos 50%

Taiwaneses que se sentem chineses abaixo dos 50%

 

(D.R)
(D.R)

A proporção de taiwaneses que se consideram cidadãos chineses alcançou um mínimo histórico numa recente sondagem que concluiu que apenas 46,8% dos inquiridos dizem ser “chineses”, o que traduz uma quebra de 14,3% face ao trimestre anterior.

Os resultados apuraram, pela primeira vez, uma percentagem inferior a 50% na identificação com o ser chinês por parte dos cidadãos de Taiwan, indicam os dados divulgados hoje pelo Fórum de Competitividade de Taiwan, entidade encarregue da sondagem que se realiza trimestralmente.

Na sondagem 46,5% dos inquiridos não se consideram chineses, apesar de 80% reconhecer que etnicamente são chineses.

“O movimento estudantil contra o acordo de serviços com a China parece ter influenciado a opinião de muitos jovens que identificam China e Taiwan como dois países separados”, disse o professor da Universidade de Chengchi, Chang Ya-chung, ao comentar os resultados à imprensa taiwanesa.

Um total de 98% dos taiwaneses são de origem étnica chinesa, 84% são descendentes de famílias oriundas do continente que chegaram à ilha a partir de meados do século XVII – denominados ‘taiwaneses’ – e 15% chegaram à Formosa com o Governo Nacionalista em 1949 – denominados ‘continentais’.

Em Taiwan existem ainda cerca de 2% de aborígenes, descendentes dos povos que chegaram à ilha há cerca de 14.000 anos e que possuem raízes étnicas austronésias.

A identificação nas sondagens com o ser “chinês” não implica uma identificação política com a República Popular da China, mas sim com o sentimento de uma herança cultural e étnica chinesa em geral.

A identificação com ser solo taiwanês indica que se sentem separados da China continental e com uma identidade própria separada. (euronews.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.