InicioEm FocoJunta militar tailandesa deteve líder anti golpe

Junta militar tailandesa deteve líder anti golpe

(D.R)
(D.R)

A junta militar tailandesa anunciou a detenção do Sombat Boonngamanong, um líder anti golpe que liderou uma campanha online para organizar manifestações que estão proibidas no país.

Sombat Boonngamanong foi detido na noite de quinta-feira na província de Chonburi, oeste do país, disse Sirichan Ngathong, porta-voz do exército tailandês.

“Temos uma equipa que o acompanhou através da internet”, acrescentou a mesma porta-voz citada pela agência AFP.

O líder anti golpe enfrenta acusações de “violar uma ordem de informar a junta” militar, o que lhe pode custar uma pensa de prisão até dois anos.

Sombat Boonngamanong, um proeminente ativista pró-democrata recusou obedecer à ordem de apresentação às autoridades que os militares fizeram a centenas de pessoas, incluindo ativistas, políticos, académicos e jornalistas, depois do golpe militar de 22 de maio.

Desde então tem desafiado as autoridades a capturá-lo “se forem capazes”.

Sombat Boonngamanong é um dos líderes dos “camisas vermelhas”, movimento que apoia a ex-primeiro-ministro Yingluck Shinawatra, irmão mais nova do antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra, deposto em 2006 por um golpe militar que lançou a Tailândia numa era de grande convulsão política até hoje.

Depois de meses de manifestações contra o Governo liderado por Yingluck, os militares tomaram o poder, dizem querer encetar um processo de reconciliação nacional e escolher um parlamento que nomeie um Governo que terá a seu cargo uma reforma política antes de, no final de 2015, serem convocadas eleições gerais. (tsf.pt)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.