InicioAngolaComunidade tchadiana satisfeita com visita do Presidente Idriss Déby Itno

Comunidade tchadiana satisfeita com visita do Presidente Idriss Déby Itno

Mais de 300 elementos da comunidade tchadiana residente em Luanda, em representação dos seus compatriotas que estão em Angola, manifestaram hoje (sexta-feira) , no aeroporto, a sua satisfação por esta segunda visita do Presidente Idriss Dédy Itno a Angola, em menos de três meses.

(AfricaPresse.com)
(AfricaPresse.com)

A demonstração de júbilo aconteceu momentos após a sua chegada a capital angolana, quando, na companhia do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e outros membros da sua delegação, se dirigiu com um “aceno de mão ao ar” aos seus compatriotas que se deslocaram ao aeroporto de Luanda para saudarem o seu Chefe de Estado.

Os representantes da comunidade tchadiana foram agrupados na zona frontal do complexo presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde, com cânticos, panfletos, bandeiras do Tchad, cachecóis e outros dísticos, reiteraram a sua satisfação pelo acontecimento.

Entre os manifestantes, na sua maioria vestidos de camisolas com a imagem do Presidente Idriss Déby e do partido MPS (que lidera), encontravam-se mulheres com os seus bebés, crianças, jovens e adultos entre os 25 aos 65 anos de idade, com trajes tradicionais daquele país africano.

O Chade, também chamado de Tchade ou Tchad, é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia, a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro Africana (RCA), a sul, com Camarões e Nigéria, a sudoeste, e com o Níger, a oeste.

Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica no norte, o cinturão árido do Sahel, no centro, e a savana sudanesa fértil, no sul. O Lago Chade, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior corpo de água da África e o maior do país. O seu ponto mais alto é o Emi Koussi no Deserto do Sahara.

A capital do Chade, N’Djamena, é a cidade mais populosa do país. Abriga mais de duzentas etnias. Os idiomas oficiais são o árabe e o francês, enquanto as religiões oficiais são o islão e o cristianismo.

Angola e o Tchade pretendem relançar as suas relações de cooperação  com esta visita de dois dias ao país do Presidente Idriss Déby Itno, estando previsto acções na área dos petróleos, principalmente, visto que este Estado africano começou recentemente a fazer a exploração do crude e espera contar com a experiência angolana no sector. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.