InicioAngolaAniversário do desembarque de tropas aliadas é comemorado na Normandia

Aniversário do desembarque de tropas aliadas é comemorado na Normandia

(Foto: AP/Thibault Camus)
(Foto: AP/Thibault Camus)

Na Normandia começam solenidades, dedicadas ao septuagésimo aniversario do desembarque das tropas aliadas em 6 de Junho de 1944. A operação “Overlord” tornou-se naquela época a maior batalha da Segunda Guerra Mundial nesta parte da Europa, dando abertura à Frente Ocidental.

O presidente da França François Hollande vai inaugurar as solenidades. No decurso da cerimónia nacional, a realizar-se no monumento comemorativo do Museu da Paz, situado na cidade de Caen, ele vai depositar coroas de flores em memória dos combatentes do Movimento de Resistência que tombaram nesta guerra, assim como em memória das vítimas civis dos combates na Normandia e na Bretanha. Naquele caso, em primeiro lugar devido aos ataques da aviação americana e britânica, que procurava destruir objectos militares alemães, ferrovias e estações ferroviárias, pereceram mais de 20 mil franceses e dezenas de cidades foram destruídas.

“Pela primeira vez aí será realizada uma cerimónia em homenagem não somente aos soldados, mortos durante esta operação, mas também em memória dos habitantes civis da França”, apontou durante a palestra com o correspondente da agência Itar-Tass o prefeito da cidade de Caen Joel Bruneau. Dois terços das construções desta cidade, que se tornou centro de combates encarniçados entre as tropas aliadas e os invasores alemães, foram destruídas. O mesmo destino tiveram as cidades de Le Havre, Cherburgo e muitos outros povoados da Normandia. (ruvr.ru)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.