InicioCulturaDocentes reconhecem qualidades das obras de Rui Monteiro

Docentes reconhecem qualidades das obras de Rui Monteiro

Docentes universitários enalteceram hoje, quarta-feira, em Luanda, as qualidades das obras produzidas pelo escritor Manuel Rui, por contribuirem no desenvolvimento sócio cultural das sociedades.

Escritor Manuel Rui Monteiro assina autógrafo (Foto: António Escrivão)
Escritor Manuel Rui Monteiro assina autógrafo (Foto: António Escrivão)

O ponto de vista foi expresso à margem da sessão de apresentação das obras “Quem me dera ser onda” e “As tranças” a comunidade estudantil da Faculdade de Letras, da Universidade Agostinho Neto.

Em declarações à Angop, o docente universitário Arlindo Isabel, afirmou que o autor é uma das figuras mais importantes e incontornável da literatura angolana, pelo que tem contribuído na tradução e produção do imaginário cultural.

O docente realçou que as obras publicadas por Manuel Rui têm ajudado de maneira considerável as populações, elevando o nível de conhecimento académico e literário.

Por sua vez o vice-decano para a área científica da Faculdade de Letras, Petelo Nguinamau Fidel, afirmou que as obras “quem me dera ser onda” e “As tranças” irão despertar as populações sobre a realidades das origens dos antepassados e das culturas africanas em geral, levando as boas práticas de convivência social.

O conjunto de obras literárias de Manuel Rui inclui textos de poesia e de ficção publicados desde 1967 até à presente data. É o autor do primeiro livro de poesia e do primeiro livro de ficção publicados em Angola após a Independência.

Galardoado com inúmeros prémios, Manuel Rui recebeu o Prémio Caminho das Estrelas 1980, pela emblemática obra “Quem Me Dera Ser Onda”, já adaptada para televisão e teatro em Moçambique, Portugal e Angola, e agora publicada pela Mayamba Editora.

Em 2003, renunciou ao Prémio Nacional de Cultura na área da Literatura atribuido pelo conjunto da sua obra.

Os seus textos encontram-se traduzidos em diversas línguas destacando-se o umbundo, espanhol, francês, norueguês, hebraico e mandarim. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.