InicioEconomiaReforçado OGE para província de Cabinda

Reforçado OGE para província de Cabinda

Cabinda – O Orçamento Geral do Estado (OGE) para a província de Cabinda, referente ao ano em curso, foi reforçado com o equivalente a nove biliões de kwanzas (cerca 90 milhões de dólares), anunciou segunda-feira, nesta cidade, a governadora provincial, Aldina da Lomba Catembo.

Aldina da Lomba, governadora de cabinda (Foto: Miudo)
Aldina da Lomba, governadora de cabinda (Foto: Miudo)

A governante, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA) em Cabinda, afirmou que o orçamento agora reforçado era de um pouco mais de 15 biliões de kwanzas.

Este valor, referiu, será investido em sectores como da agricultura, para melhorar a investigação agrária, incentivar o surgimento de grandes produtores, à semelhança dos projectos agrícolas de Cacanda (Lunda Norte), do Moxico e de Malanje, com vista a  produção de aves para carne e ovos e fomentar a agro-indústria.

No campo dos transportes, prevê-se a construção do quebra mar na ponte cais do Porto de Cabinda, aquisição de dois feri boots que vão fazer o tráfico Cabinda/ Soyo e vice- versa, incluindo os terminais marítimos de passageiros para permitir a ligação terrestre com o resto do país sem passar pela República Democrática do Congo (RDC).

Albina da Lomba informou que  no domínio da educação serão construidas salas no campus universitário de Cabinda, numa  primeira fase em estrutura pré-fabricada, para começar a dar vida ao empreendimento e melhorar o ensino superior.

Parte do orçamento, prosseguiu, servirá para a construção de novas escolas, com realce para o Instituto Politécnico Agrário a partir do próximo ano escolar, no município do Buco-Zau ou de Belize.

Aldina da Lomba indicou ainda a reabilitação da Escola de Formação de Professores, na  cidade de Cabinda, tendo em conta o seu avançado estado de degradação, construção de um magistério primário e de outras instituições de ensino.

Sublinhou que todas estas acções estão agendas para este ano (construção de raiz ou  reabilitação) e outras são estudos que têm que ser concluídos para constarem no Programa de Investimento Público para  2015. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.