InicioMundoÁfricaUnião Africana felicita Malawi pelas eleições "pacíficas" e de "êxito"

União Africana felicita Malawi pelas eleições “pacíficas” e de “êxito”

União Africana (DR)
União Africana (DR)

A União Africana (UA) felicitou nesta segunda-feira a população do Malawi pela realização de umas eleições “pacíficas” e de “êxito”, e encorajou o novo Presidente, Peter Mutharika, a trabalhar para a conciliação do país.

A presidente da comissão da UA, Nkosamna Dlamini Zuma, elogiou o país através de um comunicado pela “responsabilidade cívica e pela paciência demonstrada durante a contagem dos votos e no anúncio final dos resultados”.

Além de felicitar o presidente eleito, Dlamini Zuma encorajou-o a trabalhar para uma conciliação do Malawi, pois estas eleições “reforçam a maturidade democrática do país”.

Mutharika, um advogado que teve a sua formação nos Estados Unidos e irmão do falecido ex-presidente do Malawi Bingu wa Mutharika, subiu ao cargo sábado pouco depois da Presidente cessante, Joyce Banda, reconhecer a sua derrota e felicitar o vencedor que teve 34,6% dos votos.

Após os comícios do passado dia 20 de Maio, Banda anunciou que existiam irregularidades no processo eleitoral e anulou as eleições afirmando que convocaria outras num prazo de 90 dias.

Porém, o Tribunal Superior de Malawi vetou a sua decisão quando considerou que Banda não tinha poderes constitucionais para suspender o processo eleitoral.

Hoje, a UA felicitou todos os partidos políticos por priorizar o interesse nacional e encorajou-os a “canalizar as queixas através de meios legais e não violentos”.

Mutharika, empossado a 31 de Maio de 2014, é assim o quinto presidente da história do Malawi, um antigo protectorado britânico que se situa no sudeste Africano fazendo fronteira com Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.

O primeiro chefe de Estado foi Hasting Kamuzu Banda ( de 06 de Julho de 1966 a 21 de Maio de 1994), seguido por Bakili Muluzi (21 de Maio de 1994 a 20 de Maio de 2004), o terceiro Bingu wa Mutharika, de 21 de Maio de 2004 até a sua morte a 2 de Abril de 2012, substituído pela sua vice-presidente Joyce banda de a 07 de Abril de 2012 até a sua derrota eleitoral a 20 de Maio de 2014. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.