InicioEm FocoAustrália concede vistos a mais 500 afegãos que ajudaram na guerra

Austrália concede vistos a mais 500 afegãos que ajudaram na guerra

 

(D.R)
(D.R)

A Austrália concedeu vistos de refugiados a mais de 500 afegãos pela ajuda que forneceram durante a sua missão no país, afirmando que a sua segurança estaria comprometida se permanecessem no país.

Os afegãos, na sua maioria intérpretes, foram reinstalados com as suas famílias no final de 2013 e no início deste ano, indicou o governo de Camberra num comunicado emitido na noite de domingo.

“Muitos destes funcionários foram colocados sob significativo risco [de segurança], devido à alta visibilidade e perigosa natureza do seu trabalho”, argumentou o ministro da Defesa australiano.

Segundo David Johnston, afigurou-se imperativo para o governo lidar com o processo de forma discreta, atendendo aos riscos envolvidos, razão pela qual Camberra não se pronunciou antes.

Para o ministro da Imigração, Scott Morrison, a reinstalação dos afegãos em causa traduz uma “conquista significativa”.

“Esta política reflete o cumprimento por parte da Austrália da sua obrigação moral para com aqueles que lhe facultaram um inestimável apoio nos esforços envidados no Afeganistão”, acrescentou.

As últimas tropas australianas deixaram o Afeganistão em dezembro, marcando o fim da mais longa guerra do país que causou a morte a 40 dos seus soldados.

Camberra comprometeu-se a destacar militares para o Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. (euronews.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.