InicioEconomiaAngola InvestePrograma "Angola Investe" é adequado ao empresariado nacional - AIA

Programa “Angola Investe” é adequado ao empresariado nacional – AIA

José Severino, AIA (Foto: António Escrivão)
José Severino, AIA
(Foto: António Escrivão)

O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, considerou, em Luanda, o programa “Angola Investe” excelente e adequado às características do empresariado nacional que, certamente, surgiu para resolver em parte o problema de garantias dos beneficiários de créditos neste âmbito.

Em entrevista à Angop, a propósitos dos resultados deste projecto do Executivo angolano, lançado em 2012, o responsável disse que o “Angola Investe” está a contribuir significativamente no processo de diversificação da economia nacional e a gerar muitos postos de trabalho, com incidência nos sectores das bebidas, agro-indústria e material de construção.

Acrescentou que os “frutos” seriam maiores se os empresários optassem maioritariamente por projectos inerentes a pequenos negócios ou de média dimensão, uma vez que os riscos, o compromisso com o banco e as exigências de garantia são menor, além de haver mais facilidade na gestão, quer da empresa/negócio, quer dos valores disponibilizados pelo banco.

Relativamente aos constrangimentos do processo, José Severino apontou imperfeição dos projectos empresariais apresentados e algum excesso de zelo por parte de determinados bancos comerciais, motivo pelo qual apela aos concorrentes ao crédito do “Angola Investe” a contactarem a AIA para consultoria e orientações técnicas.

“Tratando-se de um programa do Executivo de incentivo às pequenas, médias e grandes empresas, com um certo conforto, os bancos deviam ser mais flexíveis”, advogou o presidente da Associação Industrial de Angola, reiterando que o mesmo “é excelente e que vem de encontro às características e expectativas do empresariado nacional.

Referiu que muitos dos beneficiários da maior fasquia financeira (500 milhões de kwanzas) no quadro do programa Angola Investe não conseguem cumprir com as garantias.

Por outro lado, salientou que os sectores da agro-indústria, bebidas e material de construção são as preferências dos empresários por serrem mais confortáveis.

O Governo angolano criou o Programa Angola Investe em meados de 2012, para apoiar Micro, Pequenas e Médias Empresas, vocacionadas a investimentos em sectores de actividade produtiva em, com prioridades para a Agricultura, Pecuária, Pescas, Materiais de Construção, Serviços de apoio ao Sector Produtivo, Indústrias Transformadoras, Energia e Minas.

As taxas de juro são calculadas em função da avaliação do Banco, mas no máximo 5%. Os montantes máximos de financiamento variam em função da dimensão e especificidade dos projectos, sendo que para as Micro Empresas estão previstos 20 milhões de kwanzas, para as Pequenas 150 milhões de kwanzas e para as Médias 500 milhões de kwanzas.

A Angop sabe que o prazo de reembolso é de sete anos no máximo, com carência de pagamento de capital de seis meses. O pedido de financiamento deste projecto, que consiste essencialmente na facilitação do acesso ao crédito a micro, pequenas e médias empresas (MPME), é apresentado num banco comercial acompanhado por um Estudo de Viabilidade detalhado.

Segundo dados do Ministério da Economia, até final de Agosto do ano passado, o programa Angola Investe desembolsou créditos de 6 mil milhões de kwanzas para 44 projectos que vão criar 1415 empregos.

O objectivo do Executivo, de acordo com a mesma fonte, é chegar a 2015 com créditos de 150 mil milhões Kz e 300 mil empregos criados. (portalangop.co.ao)

 

 

 

 

 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Quero solcitar a esta organizaçao iviste angola como estao para a jundar os pequena empressa. eu tenho um Posto de enfermagem. em Luanda municipio de cacuaco. bairro de Vidrul.
    mais quero que este post seja ou passa para um clinca.masi agora presiço a vossa ajunda.
    sem outros assunto espero a vossa resposta. 924229184.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.