Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Município do Chitembo festeja 48 anos desde ascendência à categoria de cidade

Chitembo (Foto: Jornal de Angola)
Chitembo (Foto: Jornal de Angola)

Kuito – As populações do município de Chitembo, a 150 quilómetros a sul da cidade do Kuito, província do Bié, festejam hoje, sábado, o 48º aniversário desde que foi elevado à categoria de cidade.

O município do Chitembo ganhou a categoria de cidade com a decisão do Conselho Administrativo em 1965, através do boletim oficial 50/75 de 13 de Dezembro do então Governo Português.

Antes da colonização,  a região do Chitembo, concretamente na época de 1591, era governado pelo regedor Muini Ndombo, que veio a falecer por doença.

Assim, durante os festejos, serão debatidos temas relacionados com a história do município, desafios das autoridades governamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável, o papel do jovem no resgate de valores, entre outros.

Para saudar a data, administração local prevê igualmente a realização de campanhas de limpeza em diversas artérias da cidade, bem como actividades culturais, recreativas e desportivas.

A população do município do Chitembo é tradicionalmente agrícola, cujos cultivos baseiam-se na mandioca, milho, batata-doce, frutas e hortaliças diversas, associada à criação de animais de grande, médio e pequeno porte, bem como pesca, caça e apicultura.

Além da madeira, o município possui igualmente minerais, essencialmente o diamante, na comuna de Mutumbo, onde a exploração artesanal constitui um facto, por parte de cidadãos nacionais e não só.

Nas noites de festas e cerimónias culturais a população opta pelas danças como kianda, kodoa, macopo e chilhembe.

O Chitembo tem 19 098 km² e mais de 198 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Chinguar, Kuito e Camacupa, a Este pelos municípios de Luchazes(Moxico) e Cuito Cuanavale(Kuando Kubango), a Sul pelos municípios de Menongue e Cuchi (Kuando Kubango) e a Oeste pelos municípios de Catchiungo(Huambo) e Kuvango (Kuando Kubamgo). (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »