Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Índia: Mais de 600 mil deixam suas casas por causa do ciclone Phailin

0
Família se desloca com seus pertences para local mais seguro no Estado de Andhra Pradesh, em 12 de outubro de 2013. (Reuters/Adnan Abidi)
Família se desloca com seus pertences para local mais seguro no Estado de Andhra Pradesh, em 12 de outubro de 2013.
(Reuters/Adnan Abidi)

A Índia se prepara para o pior com a aproximação do ciclone tropical Phailin da costa leste do país. Mais de 600 mil habitantes dos estados de Orissa e Andhra Pradesh foram retiradas de suas casas. As autoridades organizaram centros de abrigo e mobilizaram equipes de salvamento. Ventos fortíssimos, que podem chegar a 240 km/h acompanham o ciclone, a mais forte ameaça dos últimos 14 anos na região.

Ondas de até três metros de altura, e que podem chegar a nove metros, já indicam a potência com que o ciclone se aproxima. O Departamento de Meteorologia da Índia afirma que o fenómeno se desloca com toda a força e deve atingir os estados de Orissa e Andhra Pradesh com ventos que podem chegar a 220 km/h.

Depois do alerta,  as autoridades continuam a tomar todas as medidas preventivas para minimizar os estragos. Em Bhubaneshwar, capital de Orissa, foram organizados centros de abrigo para as milhares de pessoas deslocadas e provisões de alimentos, medicamentos e água estão sendo fornecidas pelas autoridades.  O governo deu ordem de retirar à força as pessoas que resistirem a deixar seus lares.

Cerca de 300 equipes médicas do exército, engenheiros e equipes de salvamento foram colocados nas zonas de alto risco. A Cruz Vermelha também posicionou seus grupos e aviões de transporte e helicópteros estão a postos.

A expectativa das autoridades é de que o ciclone afecte as redes de comunicações, as redes eléctricas, assim como as estradas e ferrovias.

Entre Abril e Junho, Índia e Bangladesh são atingidos com frequência por ciclones que se desenvolvem na Baía de Bengala. Em 1999, cerca de 10 mil pessoas perderam a vida com a passagem do ciclone Orissa. (rfi.fr)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »