Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Drogas e alcoolismo criam transtornos mentais aos jovens

O sociólogo angolano António Ndongo afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que o consumo de drogas e o alcoolismo têm criado transtornos mentais, no seio dos jovens, tendo como consequência grave a morte súbita.

Drogas transtornam jovens (ANGOP)
Drogas transtornam jovens (ANGOP)

Em declarações à Angop sobre “A saúde mental em Angola”, disse que nos últimos anos, verifica-se muitos adolescentes e jovens a sofrer de transtornos mentais, devido aos factores já enumerados, aliado a outras causas, como frustrações familiares, condições sociais, económicas e culturais, que afectam esta franja da sociedade.

Sublinhou que outro grupo a ter em conta, ou seja, que carece de uma especial atenção no país, são os idosos, devido à sua idade avançada. Esta camada social é propensa a contrair doenças deste fórum devido, à falta de afecto, dedicação, amor e carinho por parte dos familiares e da sociedade em geral.

Para o sociólogo, as autoridades governamentais devem criar mecanismos e condições que visem o combate à pobreza e à miséria, no sentido de debelar este problema, que já deve ser considerado um caso de saúde pública.

O 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objectivo principal centrar a atenção pública na Saúde Mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »