Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Decano da Faculdade de Ciências Sociais anuncia novo centro de investigação científica

Victor Kajibanga, Decano da Faculdade de Ciências (Foto: ANGOP)
Victor Kajibanga, Decano da Faculdade de Ciências (Foto: ANGOP)

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (UAN) terá um novo centro de investigação científica da sua instituição, anunciou, em Luanda, o decano da instituição,Victor Kajibanga.

Segundo responsável, o processo de estruturação do centro encontra-se em fase terminal e fará com as actividades de investigação científica abandonem a fase de registo pessoal.

Relativamente ao III Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais  subordinado ao tema “Estado , Nação , Nacionalismo e Identidade Nacional nos Países Africanos de Língua oficial Portuguesa”, o decano avançou que visa promover uma profunda reflexão e um amplo debate sobre as questões relacionadas  com a formação do  Estado , o problema da vivência do espírito  de Nação.

“As experiências acerca destes assuntos são múltiplas e até variadas, assim como falar sobre as independências dos países africanos iniciadas nas décadas de 1950 e 1960”, sublinhou .

Victor  Kajibanga  disse que as  questões ligadas a Nação e ao  Estado  reflectem as   estruturações  das  lutas de libertação nacional, sendo um dos grandes desafios que os países de língua oficial portuguesa  têm  e estão intimamente  ligados a coesão de estado, do povo e a problemática da construção  e consolidação da paz.

Durante o evento, que termina hoje, se está a analisar as questões da identidade nacional na África sub-sahariana e sobretudo nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se tornaram independentes nos anos de 1974-1975. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »